Ticker

8/ LIF/ticker-posts

Regulamento Copa Rural 2023

 REGULAMENTO COPA DA ZONA RURAL DE ITIRUÇU

CAPITULO I

Disposições Preliminares

Art. 1 – A I COPA DA ZONA RURAL DE ITIRUÇU - EDIÇÃO 2023, será promovido e organizado pela Liga Itiruçuense de Futebol (LIF), na conformidade do disposto neste regulamento e na legislação desportiva vigente.

Paragrafo Único - Todos os dispositivos da Legislação Desportiva aplicáveis ao futebol no país e hierarquicamente superiores ao presente regulamento fazem parte, necessária e obrigatoriamente, do conjunto de parâmetros legais aos qual o Campeonato se submete, dentre eles a Lei Federal 9.615/98, os Estatutos da FIFA, o Estatuto da CBF, as Resoluções e Portarias (expedidas pela CBF), o Estatuto da FBF, as Resoluções e Portarias (expedidas pela FBF) o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Normas Disciplinares da Junta Disciplinar Desportiva e RDI's da LIF.

Art. 2 - Participarão da competição equipes do município devidamente filiado a LIF e eventuais convidadas que tenham seus pedidos de inscrição aprovados pela Diretoria desta entidade.

Paragrafo 1° - A adesão ao presente regulamento se efetivara automaticamente através da inscrição do clube na competição.

Paragrafo 2° - Não poderão participar da competição as equipes e atletas que estiverem cumprindo pena disciplinar de suspensão aplicada pela Justiça Desportiva ou pela Diretoria da LIF.

Art. 3 - 0 Campeonato será realizado nas datas e horários definidos pela Diretoria da LIF.

Art. 4 - A equipe Campeã fará jus ao Troféu e 25 (vinte e cinco) medalhas para os seus integrantes; a equipe Vice-campeã, ao e 25 (vinte e cinco) medalhas para os seus integrantes, ambos de cessão definitiva.

Paragrafo 1 - Também, receberam troféus:

Artilheiro;

Melhor Goleiro;

Melhor Jogador.

Paragrafo 2 Haverá uma recompensa financeira ao campeão e ao vice-campeão, que será estipulada pela LIF.

Art. 5 - os jogos serão realizados nos campos do Povoado Geraldo Cerqueira, Bananal e Arena Cancelão salvo motivo de força maior, a critério da diretoria da LIF.

CAPITULO II
Do Sistema De Disputa

Art. 6 - Os jogos da competição regesse-a sobre as normas predominantes deste regulamento do futebol, nos casos omissos obedecerá ao artigo 1 deste regulamento, podendo ser introduzidas pela organização, a título experimental, alterações que vislumbrem o aprimoramento técnico e disciplinar da competição.

Art. 7 - A pontuação do campeonato obedece aos seguintes critérios: Vitória – 3 (três) pontos; Empate – 1 (um) ponto; Derrota – 0 (zero) ponto.


Art. 8 - Os critérios para desempate entre duas ou mais equipes serão estes:

1) Pontos ganhos,
2) Maior número de vitórias,
3) Maior saldo de gols,
4) Maior número de gols marcados,
5) Confronto direto,
7) Menor números de cartão (Vermelho direto 3 e Amarelo 1 ponto, Dois amarelos seguido de vermelho 2).

Art. 9 - A competição será disputada por 05 equipes, em 3 fases com equipes  em grupo único :
 
Grupo Único
Bananal - Força Jovem - Marialva - Teixeira – Upabuçu City

 

Parágrafo 1º – Os jogos serão em turno único, classificando as quarto  equipes melhores para a semifinal. 

Parágrafo 2º – Na semifinal será decidida em uma partida, em caso de empate a vaga será definida nos pênaltis de acordo as regras do futebol, com os jogos assim distribuídos:

SEMIFINAL

Primeiro Jogos: 2º Colocado  X  3º Colocado 

Primeiro Jogos: 1º Colocado  X  4º Colocado 

Parágrafo 3º – Os classificados da semifinal farão a final da competição em uma partida que em caso de empate a vaga será definida nos pênaltis de acordo as regras do futebol.

FINAL
Vencedor Semifinal 1  X  Vencedor Semifinal 2

CAPITULO III
Das Inscrições dos Atletas

Art. 10 - É de inteira responsabilidade das equipes e dos atletas a veracidade das informações constantes nos documentos encaminhados a LIF, para fins de registro e inscrição.

Art. 11 - Só poderão participar do Campeonato os atletas que forem previamente inscritos por sua Equipe, no limite máximo de 23 (vinte e três) atletas.

Parágrafo 1º - Somente poderão ser inscritos atletas da categoria amadora, obedecendo ao limite máximo de 23 (vinte e três) inscrições.

Parágrafo 2º - Poderão escrever no máximo 19 atletas residentes e com titulo eleitoral no município de Itiruçu. Entre eles podem ser até 02 atletas da cidade que participaram da Copa Intervale.

Parágrafo 3º - Terá direito escrever 04 jogadores de fora do município de Itiruçu, a equipe que tiver acima 15 jogadores da Zona Rural.

Parágrafo 4º - A equipe que escrever mais de 4  jogadores que reside na cidade não poderá escrever jogadores de outro munícipio.

Paragrafo 6° - Os jogadores do município serão aqueles que têm residência fixa no município de Itiruçu ou que tem trabalho fixo sendo obrigatório ter o titulo de Eleitor do município deste o ano de 2021. 

Paragrafo 7° - No caso da equipe não escreva atleta de fora do município, poderá escrever atletas do município.

Art. 12 - Todos os documentos para fins de registro e inscrições dos atletas deverão estar devidamente protocolados no Departamento de administração da LIF até 72 horas que antecede o inicio da competição, sempre com observância do horário de funcionamento do Departamento (horário comercial).

Art. 13 - O pedido de inscrição será acompanhado de relação nominal dos jogadores.


Art. 14 - Será obrigatório para a participação nos jogos à apresentação de Carteira de Identidade (no primeiro jogo obrigatório) e Titulo de eleitor, não será aceito outros documentos como certidão de nascimento etc.

Art. 15 - Será exigida a apresentação original do titulo de eleitor no primeiro jogo da equipe para comprovação que votou na  eleição de 2022,  com exceção de atletas menores de 18 anos que deve comprovar residência com o titulo do pai ou responsável.

Art. 16 - A LIF não se responsabiliza por eventuais danos físicos aos integrantes das equipes. Para participar da disputa, cada atleta deverá também, obrigatoriamente, assinar uma ficha de inscrição.

Art. 17 - O jogador que efetuar que for inscrito em duas ou mais equipes está impedido de participar do campeonato nestas equipes.

Parágrafo 1º – Caso uma das equipes liberar o jogador com ficha duplicada, o mesmo poderá atuar pela outra equipe com exceção no jogo que as equipe se enfrentarem em qualquer fase.

Parágrafo 2º – A equipe que colocar um jogador em campo em situação irregular perderá os pontos da partida, que serão transferidos ao adversário e eliminada da competição.

Parágrafo 3º – O jogador poderá pedir a Liga o indeferimento de sua inscrição por um clube antes que a ficha seja protocolada na LIF.

Art. 18 - As equipes não poderão preencher, em suas fichas, a vaga deixada por um atleta inscrito irregularmente. A agremiação prosseguirá no campeonato com um jogador a menos até seu encerramento. caso não siga o paragrafo 1º deste artigo.

Art. 19 - As inscrições de atletas menores de 18 anos deverão ser feita diante a autorização do responsável do Atleta, com firma reconhecida em cartório e com responsabilidade da integridade do atleta atribuída à equipe que jogar.

Parágrafo 1º – A organização não se responsabiliza por eventuais danos físicos aos integrantes das equipes.

Parágrafo 2º – Para participar da disputa, cada atleta deverá também, obrigatoriamente, assinar uma ficha de inscrição juntamente com o seu responsável legal.

Art. 20 - Após inscrição da primeira fase não poderá substituir nenhum atleta apenas acrescentar até no máximo 23 atletas, até antes do inicio da segunda fase inicial

CAPITULO IV

Da Arbitragem

Art. 21 - A indicação dos árbitros e seus assistentes serão feitas exclusivamente pelo Departamento de Árbitros da LIF ou através de sua determinação.

Art. 22 - O Departamento de arbitragem dará conhecimento da escala dos Árbitros, Assistentes e Reservas, aos representantes das equipes através do portal da LIF na Internet (https://lifba.blogspot.com.)

Paragrafo Único - A apresentação do arbitro e assistentes designados pela LIF no local da partida até 30 (trinta) minutos antes do seu inicio do jogo.

Art. 24 - Em todo o Campeonato, o arbitro central, os assistentes e o arbitro reserva serão designados pela LIF de acordo o Artigo 26 deste Regulamento.

Paragrafo Único - A cota de arbitragem do arbitro central bem como, as cotas de arbitragem dos assistentes e do arbitro reserva, serão pagas pela LIF.

CAPITULO V

Dias, Horários, Duração Dos Jogos, Substituições e Uniformes

Art. 25 - Os jogos da primeira fase serão realizados aos domingos em rodada dupla: sendo o 1º jogo às 13hs00min, 2º jogo 15hs00min.

Paragrafo Único - Em caso de jogos adiados deverá ser realizado antes da rodada seguinte.

Art. 26 - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficiais de futebol. Ressalvadas as constantes neste regulamento e anexo I e III.

Art. 27 - Toda equipe deverá apresentar antes da partida ao representante legal:

a) Documentação de identidade (carteira do Atleta ou documento oficial com foto (RG);

b) Camisas iguais e numeradas;

c) Relação de atletas acompanhada do n° da camisa.

d) Camisa de goleiro de cor diferente dos atletas.

Parágrafo único - A numeração das camisas deverá constar nas costas do uniforme do atleta, não sendo permitido qualquer tipo de improvisação – esparadrapo, fita adesiva, etc. Exceto em situação excepcional (camisa rasgada)

Art. 28 - Somente o árbitro no local, ou comissão organizada poderá paralisar ou adiar a realização da partida.

Art. 29 - A equipe é obrigada a entregar o Formulário de Escalação e toda documentação 10 min. antes do horário marcado na tabela, caso a equipe não faça a mesma tem até o horário da tabela para entregar.

Parágrafo 1º – As equipes terão 15 minutos de tolerância após o horário da tabela para iniciar o jogo.

Parágrafo 2º – Se a equipe não estiver em campo uniformizada e súmula assinada até os 15 min. de tolerância a mesma será considerada perdedora por W.O, vale salientar que o horário oficial do relógio do juiz da partida (ou dos integrantes de arbitragem).

Parágrafo 3º – A equipe que perder a partida por W.O, terá que pagar taxa de 30% do valor da inscrição da competição, no prazo de 72 horas para quitar essa taxa, caso a equipe não se manifeste até o próximo jogo essa será eliminada automaticamente do campeonato.

Parágrafo 4º – Na reincidência a equipe será eliminada da competição.

Parágrafo 5º – Estes critérios valem apenas na primeira fase. Sendo na ultima rodada da fase inicial ou  nas fases posteriores  a equipe será eliminada automaticamente.

Art. 30 - Serão permitido, 05 substituições de jogadores durante a partida, não podendo voltar mais, e com apenas três paralisação durante o jogo.

 Art. 31 - Caso haja coincidência das cores dos uniformes das equipes, a equipe postada como visitante da tabela, deverá trocar de uniforme e sempre levar dois jogos de camisas diferentes.

Art. 32 - Os jogos em todas as fases da competição, terão a duração de 90 (noventa) minutos, com dois tempos de 45’ (quarenta e cinco), e um intervalo de 15’ (quinze minutos).

Art. 33 - No banco de reservas poderá permanecer, durante a partida, até onze (12) jogadores com uniforme padrão da equipe, e comissão técnica composta por Treinador, Auxiliar Técnico, Massagista.

Parágrafo 1º. Será obrigatório aos clubes participantes do campeonato escrever previamente n LIF a composição de sua Comissão Técnica que atuará nos jogos até 48 horas (em horário comercial) antes de cada partida ou permanecerá a ultima escrita sem o direito de mudança após o prazo determinado.

Parágrafo 2º. Não serão admitidas funções atribuídas sem ser exercidas durante os jogos. Tendo os equipamentos necessários para o exercício da sua função.

Art. 34 - Será vedada a presença no banco de reservas o técnico, auxiliar e massagista, ou qualquer pessoa credenciada usando chinelo, camiseta sem manga. Sendo admitida a presença com bermuda esportiva.

Art. 35 - A inclusão de jogadores na relação de suplentes poderá ser realizada até a entrada do arbitro em campo de jogo para dá inicio do Jogo previsto ás 13hs00min para jogos preliminares e as 15hs00min.  Para o jogo principal.

CAPITULO VI

Das Normais Disciplinares

Art. 36 - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CBJD pela Junta Desportiva Disciplinar (JDD) da LIF.

Art. 37 - A cada sequência de dois cartões amarelos o jogador será punido com um jogo de suspensão.

Parágrafo 1º – Não serão zerados os dois cartões amarelos para fases posteriores. 

Parágrafo 2º – Para a comissão técnica não serão zerados os cartões mesmo em fase posteriores.

Art. 38 - O jogador que receber cartão vermelho está suspenso automaticamente por uma partida, além das punições sofridas pela Junta Desportiva Disciplinar (JDD) de acordo o regulamento mais multa de R$ 40,00 (quarenta reais). Caso de agressão citada na sumula do arbitro dobra a multa.


Parágrafo Único – Os cartões vermelhos não serão zerados para fases posteriores da competição. Esta medida também é válida  para a comissão técnica.

Art. 39 - A organização receberá qualquer tipo de recurso até 48 (quarenta e oito) horas após o término de um jogo, acompanhado de provas. O clube que impetrar recurso na Justiça comum, afastando-se da esfera esportiva, de confraternização e amizade a que se destina este certame, será automaticamente eliminado da atual competição e impedido de participar da edição do ano seguinte.

Art. 40 - A Junta Desportiva Disciplinar (JDD), composta por 03 (três) integrantes, indicados pela Diretoria da LIF, equipe de arbitragem e clubes, sendo responsáveis pelo julgamento de todos os recursos e atos indisciplinares relatados em súmula ou praticados por um atleta ou dirigente antes, durante ou depois de uma partida, contra integrantes da arbitragem e comissão organizadora, jogadores ou dirigentes de equipes adversárias.

Parágrafo Único – Caso haja vacância de vagas a presidência da Liga nomeará novos integrantes.


Art. 41 - As decisões da Junta Desportiva Disciplinar (JDD) são soberanas e deverão ser acatadas imediatamente pelos clubes envolvidos. Caso uma equipe conteste, desrespeite ou não aceite as decisões tomadas por esta comissão, estará automaticamente eliminada do campeonato, sem possibilidade de impetrar recurso.

Art. 42- Se um atleta ou dirigente cometer ato de agressão ou indisciplina em partida ou fora dela sendo referente à competição, o resultado do julgamento da Junta Desportiva Disciplinar (JDD), deve ser aplicada em forma de punição ao clube. A punição será de 15% da premiação caso a equipe for a final, se o fato ocorrer durante a competição e 25% na final.

Paragrafo Único – A punição ao clube aumentar em 5% para cada atleta ou dirigente, mais nunca ultrapassando os 50% do total da Premiação.

CAPITULO VII

Das Disposições Gerais

Art. 43 - Cabe exclusivamente à organização da competição, manter o campo em condições ideais para a realização de um jogo, com a instalação de redes, pintura das riscas do campo, e vestiários.

Art. 44 - As rodadas não realizadas por motivos de força maior (tempestades, falta de segurança, más condições do campo, etc.) serão remarcadas a critério dos organizadores e clubes envolvidos.

Art. 45 - O presente regulamento foi aprovado pela Diretoria da LIF e clube  participante  da competição.

Art. 54 - Os casos omissos, de interpretação ou controversos que venham gerar dúvidas serão resolvidos pela Diretoria da Liga Itiruçuense de Futebol.

Itiruçu 23 de maio de 2023

 

Lourival Oliveira Neto - Presidente da Liga Itiruçuense de Futebol

Noel Santos - Diretor de Competições da Zona Rural

Postar um comentário

0 Comentários