Ticker

8/ LIF/ticker-posts

Regulamento do Campeonato 2022

 INTRODUÇÃO

O futebol é mais que um esporte: é uma nobre arte; é paixão e poesia !! Arte, paixão e poesia que têm começo, meio e que não aceitam fim. Fonte de vida e saúde, o futebol é um jogo cativo, de singular emoção.  

No Futebol  fazemos amigos; irmãos e famílias se unem, às vezes, vilão: às vezes herói, que vence tristezas, lutas, conflitos e guerras, lazer e diversão, é força que traz paz, que destrói o mal e a discriminação.

Como ricos mortais, guardamos defesas, chutes e gols em nossas lembranças, lances, cenas, apitos e faltas que nos tornam, de novo e a cada jogo, crianças, passado e presente de sonhos; em 2022, mais um convite de volta à infância ganhar e perder, comemorar ou chorar: vai futebol, repete as nossas histórias!

Prezados amigos, dirigentes, atletas, técnicos, membros de Comissões e torcedores, Não há o que se discutir: o futebol faz parte das nossas vidas e é mais que um lazer, De acordo com a Organização Mundial da Saúde, de cada US$ 1 dólar investido no setor, outros US$ 3 dólares são economizados na saúde pública. E futebol é um esporte da paixão dos Brasileiros como também é também dos Itiruçuense.  Vamos ajudar, promover, torcer, patrocinar e participar.

A Liga Itiruçuense de Futebol aos 36 anos de luta e de história, ainda com muitos deveres a cumprir. E Neste campeonato além da competitividade dos jogos vamos transmite o verdadeiro espírito esportivo. Que busquemos as virtudes, e não simples títulos. Este é o maior e o valor real das verdadeiras conquistas.

As partidas devem ser bem disputadas. Dentro das normas éticas, sendo leais e respeitosos com as regras. Sejamos responsáveis, prezando, sobretudo, pelos nossos semelhantes.

O adversário não é um inimigo, senão um oponente que testará as nossas habilidades e talentos. Gestores, técnicos, atletas, árbitros, funcionários e torcedores, apenas companheiros de trabalho. O nosso mérito está longe da soberba, da violência e não se mede pela capacidade de reclamar, e sim de provar.

Vamos abraça o nosso futebol, revelando, transformando, inovando e conquistando!

"Não podemos mudar o passado, mas podemos construir um futuro melhor"
Liga Itiruçuense de Futebol, Valorizando nosso Futebol

____________________________________

CAPITULO I
Disposições Preliminares


Art. 1 - O CAMPEONATO ITIRUÇUENSE DE FUTEBOL AMADOR - EDIÇÃO 2022, será promovido e organizado pela Liga Itiruçuense de Futebol (FBF), na conformidade do disposto neste regulamento e na legislação desportiva vigente.

Paragrafo Único - Todos os dispositivos da Legislação Desportiva aplicáveis ao futebol no país e hierarquicamente superiores ao presente regulamento fazem parte, necessária e obrigatoriamente, do conjunto de parâmetros legais aos qual o Campeonato se submete, dentre eles a Lei Federal 9.615/98, os Estatutos da FIFA, o Estatuto da CBF, as Resoluções e Portarias (expedidas pela CBF), o Estatuto da FBF, as Resoluções e Portarias (expedidas pela FBF) o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Normas Disciplinares da Junta Disciplinar Desportiva e RDI's da LIF.

Art. 2 - Participarão do Campeonato equipe do municipio devidamente filiados a LIF e eventuais convidadas que tenham seus pedidos de inscrição aprovados pela Diretoria desta entidade.

Paragrafo 1° - A adesão ao presente regulamento se efetivara automaticamente através da inscrição do clube no Campeonato.

Paragrafo 2° - Não poderão participar do Campeonato as equipe e atletas que estiverem cumprindo pena disciplinar de suspensão aplicada pela Justiça Desportiva ou pela Diretoria da LIF.

Art. 3 - 0 Campeonato será realizado nas datas e horários determinados pela Diretoria da LIF.

Art. 4 - A equipe Campeã fará jus ao Troféu "Gerson Santos” (Tingo) (Um esportista muito querido no município) e 25 (vinte e cinco) medalhas para os seus integrantes; a equipe Vice-campeã, ao Troféu "Florismundo Mascarenhas" (Icá) (Um desportista que sempre prestigiou o futebol de Itiruçu como atleta e torcedor) e 25 (vinte e cinco) medalhas para os seus integrantes, ambos de cessão definitiva.

Paragrafo Único - Também, receberam troféus o melhor técnico e os atletas: Artilheiro, Melhor Goleiro, Craque da Competição e a premiação de financeira ao campeão e ao vice-campeão, que será estipulada pela LIF.

Art. 5 - Todos os jogos serão realizados no Estádio Yagil Castilho Fontoura salvo motivo de força maior, a critério da diretoria da LIF.
 

CAPITULO II
Do Sistema De Disputa


Art. 6 - Os jogos do Campeonato Itiruçuense de Futebol 2022 regesse-a sobre as normas predominantes deste regulamento do futebol, nos casos omissos obedecerá ao artigo 1 deste regulamento, podendo ser introduzidas pela organização, a título experimental, alterações que vislumbrem o aprimoramento técnico e disciplinar da competição.

Art. 7 - A pontuação do campeonato obedece aos seguintes critérios: Vitória – 3 (três) pontos; Empate – 1 (um) ponto; Derrota – 0 (zero) ponto.

Art. 8 - Os critérios para desempate entre duas ou mais equipes serão estes:

1) Pontos ganhos,
2) Maior número de vitórias,
3) Maior saldo de gols,
4) Maior número de gols marcados,
5) Confronto direto,
7) Menor números de cartão (Vermelho direto 3 e Amarelo 1 ponto, Dois amarelos seguido de vermelho 2).

Art. 9 - A competição será disputada por 06 equipes, divido em dois grupos definidos por sorteio:
 
Grupo – A
Palmeiras SD - UDI - Itiruçuense

Grupo – B
Portuguesa - Força Jovem - TPO
 
Parágrafo 1º – Os jogos serão realizados entre as equipes do mesmo grupo em turno e returno, classificando as duas equipes melhores de cada grupo para semifinais:
 
Parágrafo 2º – Na Semifinal disputaram da seguinte forma:

SEMIFINAL – 1
1º do Grupo A x 2º do Grupo B
    
SEMIFINAL – 2
1º do Grupo B x 2º do Grupo A

Parágrafo 3º – Na semifinal em caso de empate no tempo normal que em caso de empate a vaga será definida nos pênaltis de acordo as regras do futebol.

Parágrafo 4º – Os classificados da semifinal farão a final da competição em uma partida que em caso de empate a vaga será definida nos pênaltis de acordo as regras do futebol.

FINAL
Vencedor Semifinal 1  X  Vencedor Semifinal 2
 
 
CAPITULO III
Das Inscrições dos Atletas

Art. 10 - É de inteira responsabilidade das equipes e dos atletas a veracidade das informações constantes nos documentos encaminhados a LIF, para fins de registro e inscrição.

Art. 11 - Só poderão participar do Campeonato os atletas que forem previamente inscritos por sua Equipe, no limite máximo de 22 (vinte e dois) atletas sendo que a inscrição inicial deverá relacionar o mínimo de 18 (dezoito) atletas.

Parágrafo 1º - Somente poderão ser inscritos atletas da categoria amador (não profissional), obedecendo o limite máximo de 22 (vinte e dois) inscrições .
 
Parágrafo 2º - Dos 22 jogadores, serão 04 atletas como 22 anos completados no ano da competição (nascidos em 2000), 02 atletas moradores de outro municipio, 14 atletas sem limite de idade, e dois atletas que já foram considerados do municipio em outras competições realizadas ou apoiadas pela LIF.
 
Paragrafo 3° - Se enquadram no Paragrafo 2°, referente aos atletas que residente ou tem domicilio  em outro  município, também os que tenha naturalidade do município de Itiruçu, que tenha duplo domicilio ou apenas vínculo empregatício no município de Itiruçu, titulo eleitoral do municipio de Itiruçu. 
 
Paragrafo 4° - Caso a equipe não escreva atleta citado no Paragrafo 3°, poderá escrever atletas do município sem limite de idade.
  
Parágrafo 5º - Cada equipe poderá escrever um atleta oriundo de reversão de categoria de profissionais ou sem contrato, somente serão permitidas para aqueles que atuaram até 31/12/2021.

Art. 12 - Todos os documentos para fins de registro e inscrições dos atletas deverão estar devidamente protocolados no Departamento de administração da LIF até 72 horas que antecede o inicio da competição, sempre com observância do horário de funcionamento do Departamento (horário comercial).

Art. 13 - O pedido de inscrição será acompanhado de relação nominal dos jogadores

Paragrafo Único - O pedido inicial será protocolizado na LIF em data pré estabelecida pela LIF, devendo nele constar um numero mínimo de 18 (dezoito) atletas, obedecendo sempre os critérios estabelecidos e descritos no Artigo 11 e parágrafos.

Art. 14 - A Equipe que não optar por jogadores de outros municípios poderá escrever jogadores do município de livre idade.

Art. 15 - Será obrigatório para a participação nos jogos à apresentação de Carteira de Atleta, Carteira de Identidade (no primeiro jogo obrigatório), não será aceito outros documentos como certidão de nascimento etc.

Art. 16 - Será exigida a carteira ou certificado Nacional de vacinação contra Covid-19 (Conect eSUS) no mínimo até a 2ª dose ou estiver período de entre doses. (No primeiro jogo obrigatório).

Art. 17 - A LIF não se responsabiliza por eventuais danos físicos aos integrantes das equipes. Para participar da disputa, cada atleta deverá também, obrigatoriamente, assinar uma ficha de inscrição.

Art. 18 - O jogador que efetuar que for inscrito em duas ou mais equipes está impedido de participar do campeonato.
 
Parágrafo 1º – A equipe que colocar um jogador em campo em situação irregular perderá os pontos da partida, que serão transferidos ao adversário e eliminada da competição.

Parágrafo 2º – O jogador poderá pedir a Liga o indeferimento de sua inscrição por um clube antes que a ficha seja protocolada na LIF.

Art. 19 - As equipes não poderão preencher, em suas fichas, a vaga deixada por um atleta inscrito irregularmente. A agremiação prosseguirá no campeonato com um jogador a menos até seu encerramento.

Art. 20 - As inscrições de atletas com idade entre 16 e 17 anos deverão ser feita diante a autorização do responsável do Atleta, com firma reconhecida em cartório e com responsabilidade da integridade do atleta atribuída à equipe que jogar.

Parágrafo 1º – A organização não se responsabiliza por eventuais danos físicos aos integrantes das equipes.

Parágrafo 2º – Para participar da disputa, cada atleta deverá também, obrigatoriamente, assinar uma ficha de inscrição juntamente com o seu responsável legal.

Art. 21 - Após inscrição da primeira fase não poderá substituir nenhum atleta apenas acrescentar até no máximo 22 atletas, até antes do inicio da 4ª rodada da fase inicial.

Art. 22 - Caso o atleta jogue sem apresentação dos documentos exigidos pelo regulamento, a equipe será punida com perca de 03 pontos, sendo que o adversário não ganhará esses pontos.



CAPITULO IV
Da Arbitragem

Art. 26 - A indicação dos árbitros e seus assistentes serão feitas exclusivamente pelo Departamento de Árbitros da LIF ou através de sua determinação.

Art. 27 - O Departamento de arbitragem dará conhecimento da escala dos Árbitros, Assistentes e Reservas, aos representantes das equipes através do portal da LIF na Internet (https://lifba.blogspot.com.)

Paragrafo Único - A apresentação do arbitro e assistentes designados pela LIF no local da partida até 30 (trinta) minutos antes do seu inicio do jogo.

Art. 28 - Em todo o Campeonato, o arbitro central, os assistentes e o arbitro reserva serão designados pela LIF de acordo o Artigo 26 deste Regulamento.

Paragrafo Único - A cota de arbitragem do arbitro central bem como, as cotas de arbitragem dos assistentes e do arbitro reserva, serão pagas pela LIF.

  
CAPITULO V
Dias, Horários, Duração Dos Jogos, Substituições e Uniformes

Art. 29 - Os jogos da primeira fase serão realizados aos domingos em rodada dupla: sendo o 1º jogo às 13hs15min, 2º jogo 15hs00min.

Paragrafo Único - Em caso de jogos adiados deverá ser realizado antes da rodada seguinte.

Art. 30 - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficiais de futebol. Ressalvadas as constantes neste regulamento e anexo I e III.

Art. 31 - Toda equipe deverá apresentar antes da partida ao representante legal:

a) Documentação de identidade (carteira do Atleta ou documento oficial com foto (RG);
b) Camisas iguais e numeradas;
c) Relação de atletas acompanhada do n° da camisa.
d) Camisa de goleiro de cor diferente dos atletas.

Parágrafo único - A numeração das camisas deverá constar nas costas do uniforme do atleta, não sendo permitido qualquer tipo de improvisação – esparadrapo, fita adesiva, etc. Exceto em situação excepcional ( camisa rasgada)

Art. 32 - Ficam autorizadas a entrar no campo de jogo as pessoas credenciadas: Atletas participantes do jogo devidamente documentados (carteira do Atleta), oficiais de arbitragem, delegados da partida, comissão técnica participante do jogo (devidamente documentados), segurança e imprensa (Com Credenciais).

Art. 33 - Somente o árbitro no local, ou comissão organizada poderá paralisar ou adiar a realização da partida.
 
Art. 34 - A equipe é obrigada a entregar o Formulário de Escalação e toda documentação 10 min. antes do horário marcado na tabela, caso a equipe não faça a mesma tem até o horário da tabela para entregar.

Parágrafo 1º – As equipes terão 15 minutos de tolerância após o horário da tabela para iniciar o jogo.

Parágrafo 2º – Se a equipe não estiver em campo uniformizada e súmula assinada até os 15 min. de tolerância a mesma será considerada perdedora por W.O, vale salientar que o horário oficial do relógio do juiz da partida (ou dos integrantes de arbitragem).

Parágrafo 3º – A equipe que perder a partida por W.O, terá que pagar taxa de 30% do valor da inscrição da competição, no prazo de 72 horas para quitar essa taxa, caso a equipe não se manifeste até o próximo jogo essa será eliminada automaticamente do campeonato.

Parágrafo 4º – Na reincidência a equipe será eliminada da competição.

Parágrafo 5º – Estes critérios valem apenas na primeira fase. Sendo na ultima rodada da fase inicial ou  nas fases posteriores  a equipe será eliminada automaticamente.

Art. 35 - Será permitido, 5 substituições de jogadores durante a partida, não podendo voltar mais, e com apenas três paralisação durante o jogo.
 
Art. 36 - Caso haja coincidência das cores dos uniformes das equipes, a equipe postada como visitante da tabela, deverá trocar de uniforme e sempre levar dois jogos de camisas diferentes.

Art. 37 - Os jogos em todas as fases da competição, terão a duração de 90 (noventa) minutos, com dois tempos de 45’ (quarenta e cinco), e um intervalo de 15’ (quinze minutos).

Art. 38 - No banco de reservas poderá permanecer, durante a partida, até onze (11) jogadores com uniforme padrão da equipe, e comissão técnica composta por Treinador, Auxiliar Técnico, Massagista.

Parágrafo 1º. Será obrigatório aos clubes participantes do campeonato escrever previamente n LIF a composição de sua Comissão Técnica que atuará nos jogos até 48 horas (em horário comercial) antes de cada partida ou permanecerá a ultima escrita sem o direito de mudança após o prazo determinado.

Parágrafo 2º. Não serão admitidas funções atribuídas sem ser exercidas durante os jogos. Tendo os equipamentos necessários para o exercício da sua função.  

Paragrafo 4º – O técnico, o auxiliar e o massagista deverá ter credenciais expedida pela LIF.

Art. 39 - Será vedada a presença no banco de reservas o técnico, auxiliar e massagista, ou qualquer pessoa credenciada usando chinelo, camiseta sem manga. Sendo admitida a presença com bermuda esportiva.

Art. 40 - A inclusão de jogadores na relação de suplentes poderá ser realizada até a entrada do arbitro em campo de jogo para dá inicio do Jogo previsto ás 13hs15min para jogos preliminares e as 15hs15min.  Para o jogo principal.

 
CAPITULO VI
Das Normais Disciplinares

Art. 41 - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CBJD pela Junta Desportiva Disciplinar (JDD) da LIF.

Art. 42 - A cada sequência de dois cartões amarelos o jogador será punido com um jogo de suspensão.

Parágrafo 1º – Não serão zerados os dois cartões amarelos para fases posteriores. 
Parágrafo 2º – Para a comissão técnica não serão zerados os cartões mesmo em fase posteriores.
 

Art. 43 - O jogador que receber cartão vermelho está suspenso automaticamente por uma partida, além das punições sofridas pela Junta Desportiva Disciplinar (JDD) de acordo o regulamento mais multa de R$ 40,00 (quarenta reais). Caso de agressão citada na súmula do arbitro dobra a multa..

Parágrafo Único – Os cartões vermelhos não serão zerados para fases posteriores da competição. Esta medida também é válida  para a comissão técnica.

Art. 44 - A organização receberá qualquer tipo de recurso até 48 (quarenta e oito) horas após o término de um jogo, acompanhado de provas. O clube que impetrar recurso na Justiça comum, afastando-se da esfera esportiva, de confraternização e amizade a que se destina este certame, será automaticamente eliminado da atual competição e impedido de participar da edição do ano seguinte.

Art. 45 - A Junta Desportiva Disciplinar (JDD), composta por 3 (três) integrantes, um indicado pela Presidência da LIF, um pelo Departamento de Arbitragem e um pelos clubes participantes, e serão responsável pelo julgamento de todos os recursos e atos indisciplinares relatados em súmula ou praticados por um atleta ou dirigente antes, durante ou depois de uma partida, contra integrantes da arbitragem e comissão organizadora, jogadores ou dirigentes de equipes adversárias.

Parágrafo Único – Caso haja vacância de vagas a presidência da Liga nomeará novos integrantes.

Art. 46 - As decisões da Junta Desportiva Disciplinar (JDD) são soberanas e deverão ser acatadas imediatamente pelos clubes envolvidos. Caso uma equipe conteste, desrespeite ou não aceite as decisões tomadas por esta comissão, estará automaticamente eliminada do campeonato, sem possibilidade de impetrar recurso.

Art. 47 - Se um atleta ou dirigente cometer ato de agressão ou indisciplina em partida ou fora dela sendo referente a competição, o resultado do julgamento da Junta Desportiva Disciplinar (JDD), deve ser aplicada em forma de punição ao clube. A punição será de 15% da premiação caso a equipe chegue a final, se o fato ocorrer durante a competição e 25% na final.

Paragrafo Único – A punição ao clube aumentar em 5% para cada atleta ou dirigente, mais nunca ultrapassando os 50% do total da Premiação.

 
CAPITULO VII
Das Disposições Gerais

Art. 48 - Cabe exclusivamente à organização da competição, manter o campo em condições ideais para a realização de um jogo, com a instalação de redes, pintura das riscas do campo, e vestiários.

Art. 49 - As rodadas não realizadas por motivos de força maior (tempestades, falta de segurança, más condições do campo, etc.) serão remarcadas a critério dos organizadores e clubes envolvidos.

Art. 50 - A expedição e venda de ingressos para os jogos do Campeonato serão de responsabilidade exclusiva da Liga Itiruçuense de Futebol.

Art. 51 - O acesso das autoridades ao estádio dar-se-á mediante apresentação de credencial expedida pela LIF, salvo nos casos em que o direito ao ingresso decorra de lei ou normas expedidas pela LIF, FBF ou CBF.

Art. 52 - Em todos os Jogos a arrecadação de bilheteria sempre será da Liga.

Art. 53 - O presente regulamento foi aprovado pela Diretoria da LIF a qual resolverá os casos omissos que possam surgir.

Art. 54 - Os casos omissos, de interpretação ou controversos que venham gerar dúvidas
serão resolvidos pela Diretoria da Liga Itiruçuense de Futebol.
 
Faça o download completo do Regulamento e Tabela:

Postar um comentário

0 Comentários